Embora haja um número crescente de publicações sobre o assunto, os impactos da pandemia da Covid-19 sobre a aprendizagem e o bem-estar dos estudantes ainda não puderam ser integralmente mapeados, e os dados do cenário nacional ainda são escassos.
Após dois anos de afastamento do ambiente escolar físico, lacunas emocionais e de aprendizagem ficaram mais evidentes, mas há certa calma em compreender que a heterogeneidade já estava sendo discutida e implementada em contexto anterior e que está nela, nessa discussão, a saída para a superação das dificuldades nessa nova adaptação.
A fim de acolher nossos alunos e suas ansiedades – das mais pragmáticas, como as notas, às mais subjetivas, como a forma como eles sentem e se veem no contexto escolar –, é preciso transformar a urgência pelo convívio sentida por eles em disposição para o novo caminho.
Sempre foi uma preocupação nossa, como Sistema de Ensino, oferecer soluções que possibilitem aos alunos e professores trabalhar de maneira autônoma e protagonista. Em um momento como este, essas ferramentas são essenciais.
Infográfico interativo para educadores e gestores pedagógicos que descreve uma jornada de uso dos recursos didáticos disponibilizados pelo Sistema Positivo de Ensino para intervenção para recomposição de aprendizagens.
Texto para você entender melhor o cenário de recomposição de aprendizagens e conhecer as ferramentas para desenvolvimento do protagonismo e para facilitação da personalização.
Ferramenta com indicadores de desenvolvimento e sugestões de atividades para te apoiar no diagnóstico e acompanhamento de estudantes da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Ferramenta para você personalizar seu planejamento a partir da priorização de habilidades dos diferentes componentes curriculares do Ensino Fundamental.
Ferramenta para você acompanhar a sequência progressiva de habilidades essenciais ao longo do Ensino Fundamental em cada componente curricular.
Ferramenta para você personalizar seu planejamento para o Ensino Médio a partir da priorização das habilidades e dos conteúdos mais recorrentes no Enem.
Ferramenta para você personalizar seu planejamento para a 3ª série do Ensino Médio a partir da priorização dos conteúdos mais recorrentes no Enem.
As ferramentas disponibilizadas estão de acordo com a coleção 2024?
Sim, as ferramentas foram atualizadas para refletir as inovações implementadas na coleção 2024.
Qual a diferença de recuperação e recomposição?
A recuperação é indicada quando aprendizagens foram desenvolvidas e precisam apenas ser reforçadas. Já a recomposição é indicada quando determinadas aprendizagens não chegaram a ser desenvolvidas, como no cenário educacional adverso ocasionado pela pandemia de COVID-19.
Como posso utilizar as ferramentas do Programa?
As ferramentas diferem de um segmento para outro, mas, em linhas gerais, elas apresentam grande potencial para personalização do trabalho docente, ou seja, você poderá utilizá-las de acordo com sua estratégia individual e seus objetivos. Para acessar as ferramentas, faça o download da ferramenta e manipule as informações de acordo com a sua intenção pedagógica, lembrando que todas acompanham orientações e sugestões de uso.
As habilidades não priorizadas são importantes?
Sim, todas as habilidades da BNCC são relevantes para a educação integral dos nossos alunos e, além do ponto de vista legal, também por isso compõem nossas coleções. As habilidades não priorizadas são as que podem ser desenvolvidas por meio do trabalho com as habilidades priorizadas, uma vez que podem ser consideradas como complementares ou como expectativas de fluência. A partir da diagnose de sua turma, você pode decidir pelo trabalho com as habilidades não priorizadas com indivíduos ou grupos que já desenvolveram as priorizadas.
Por que foram utilizadas abordagens diferentes para segmentos diferentes?
Porque o processo de ensino e aprendizagem difere entre os segmentos, bem como as normativas legais e os objetivos das escolas e famílias em relação a estes segmentos. Diante disso, a ferramenta produzida para a Educação Infantil visa ao desenvolvimento de campos de experiência, enquanto a ferramenta produzida para o Ensino Fundamental visa a identificação das habilidades que devem ser priorizadas a fim de desenvolver aquelas que são essenciais para o ano escolar em questão. Já a ferramenta produzida para o Ensino Médio considerou, além dessa lógica de priorização de habilidades essenciais, a preocupação com os resultados a serem alcançados nas avaliações externas, em especial no Enem.